Reflexão diária; pensamentos, frases.

O OBJETIVO DESTE BLOG É COLOCAR REFLEXÕES E PARÁBOLAS PARA QUE AS PESSOAS POSSAM ANALISA-LAS E INTUIR OBJETIVANDO OBTER SABEDORIA EM SUA VIDA.
NOS SOMOS PESSOAS EM CONSTANT(S) EVOLUÇÃO PRECISAMOS APRENDER COM OS ENSINAMENTOS DOS MESTRES, PENSADORES, POETAS, ARTISTAS, ESCRITORES. ENFIM COM AS COISAS DO MUNDO.
A PALAVRA É LUZ NO MUNDO E EM NOSSAS VIDAS.
VIVA ESSE BLOG:RELFLEXÕES, PARÁBOLAS. ENY S.F. PRESTES - PEDERNEIRAS-SP.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Conselhos de Vida.




CONSELHOS DE VIDA

Todos devem refletir nestes conselhos de vida.
Cuidado para não cometer os erros mais básicos:
Não mude, fique estagnado, e a derrota virá.
Seja egoísta, e será solitário.
Não perdoe, e ficará doente.
Preocupe-se, e viverá tenso.
Acumule bens e dinheiro, e desejará sempre mais.
Seja impulsivo, e errará com mais facilidade.
Viva nervoso, e não conseguirá tomar boas decisões.
Seja preguiçoso, e não sairá do lugar.
Crie expectativas, e se frustrará.
Deseje muito, e muito te faltará.
Viva no passado, e perderá o presente.
Seja medroso, e ficará paralisado.
Siga estes preceitos, e ficarás bem:
Pesquise, busque, e uma hora a resposta virá.
Seja humilde, e te sentirá leve.
Doe seus bens em excesso, e nada te faltará.
Liberte-se do supérfluo, e sua vida será mais profunda.
Seja solidário, e estará satisfeito.
Tenha compaixão, e será forte.
Tenha esperança, e nada poderá te abalar.
Tenha fé, e ela iluminará teu caminho.
Viva com simplicidade, e sentirá melhor a vida.
Seja você mesmo, e será feliz.

Autor: Hugo Lapa 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

REFLITA SOBRE A GROSSERIA.

Como reagir diante de uma pessoa grossa?
Data:

COMO REAGIR A UMA PESSOA GROSSA
(FONTE: JORNAL FOLHA DE BOA VISTA)


Jairzinho Rabelo *
Vez por outra me pego emitindo algum tipo de grosseria. É uma situação terrível. Você sabe o que quer dizer, mas não tem tato para isto. Quando acontece acabo magoando muitas pessoas ou criando uma imagem que não representa a pessoa que sou. A minha companheira faz o seguinte diagnóstico: “você é um paradoxo, por um lado é super carinhoso e gentil e por outro é um ‘trator’”.
Aquela história de que “dois bicudos não se beijam” faz muito sentido, imagine o resultado de dois “sangue quente” discutindo? Muitas relações, inclusive amorosas, acabam por conta de situações de grosseria. Quem está sendo grosso sempre acha que tem razão ou diz que não sente que está sendo grosso. Em muitos casos é a imposição sem argumentação.
Temos exemplos na política de indivíduos que são extremamente grosseiros, mas conseguem arrebanhar diversos correligionários à sua causa. Este tipo de situação não deve ser confundida como uma vantagem, pois de fato é uma desvantagem. Nesta área a empatia, cortesia, simpatia e o carisma são elementos fundamentais da maioria dos que desempenham cargos eletivos.
Pode-se imaginar diversas reações diante de uma situação de grosseria. Não existe uma mais adequada que a outra. Vai depender sempre do contexto e dos atores envolvidos. Numa loja, por exemplo, se o vendedor faz algum tipo de grosseria, as vezes uma brincadeirinha sem graça, as possíveis soluções são: procurar outro vendedor; informar ao gerente o tratamento recebido ou tentar respondê-lo com gentileza, calma e afeto. Neste último caso espera-se que ele perceba a falha cometida.
Reagir a uma grosseria com outra maior pode piorar qualquer relação, sem nenhuma necessidade. Veja o caso que aconteceu numa determinada escola: A aluna perguntou ao professor que assunto cairia na prova. Ele respondeu: tudo o que foi estudado, ou você não lembra? Ela reagiu forte: claro que sim. Eu não sou doida. Neste caso houve uma quebra na relação, por conta de algo banal. Às vezes falamos muito e não dizemos nada. Não é nem o que falamos, mas o modo como falamos.
Em geral, muitas pessoas são sensíveis e uma palavra mal dita pode tornar-se maldita. Deve-se verificar sempre o poder que as palavras têm. Elas podem construir, influenciar, convencer, unir e muito mais. Por outro lado, podem destruir, arrasar, maltratar e até matar. É verdade matar, quem nunca viu algum tipo de relacionamento ser exterminado somente com o uso de palavras? O diálogo deve ser um exercício contínuo de reflexão e ação. Pensar sempre no que se vai dizer e organizar o como dizer é uma boa forma de zelar pelo bom relacionamento em sociedade.
Acredito sempre na capacidade de dialogar que é inerente aos seres humanos. Em diversos casos a melhor resposta para uma grosseria é o silêncio. Não tem algo mais irritante para uma pessoa quando ela fala de forma ríspida e seu interlocutor fica totalmente calado. Claro que isto pode desencadear mais raiva, mas é uma maneira de adiar uma conversa, visto que a rispidez pode ser passageira.
Diante do que se observou, evitar a grosseria é um exercício. Fazer força para retrucar é um exercício ainda mais complexo. No entanto, como queremos sempre viver e conviver num clima de paz e harmonia, a vitória vai ser sempre daqueles que sabem dizer e sabem ouvir. Afinal, inevitavelmente vamos sempre nos precisar e nos relacionar.
* Professor - jairzinho.rr@hotmail.com

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Como lidar com nossas emoções - O que acontece quando elas ficam guardados no nosso corpo.





Nunca é tarde demais para prestar atenção nas emoções não expressadas que arquivamos no corpo, que se manifestam através de dores, desconforto e tensões.
Quando olhamos para a linguagem que usamos para falar das nossas reações emocionais, normalmente existe uma sensação física associada a elas: um caroço na garganta, borboletas no estômago, falta de ar, o peso do mundo nos ombros. Isso não é mera coincidência. Essas reações viscerais são mensagens do nosso corpo.
Chamamos de "conexão entre mente e corpo". Essas reações são associadas com o uso da mente - através de pensamentos positivos - para ajudar a melhorar o estado geral do corpo, sua imunidade e provocar sensação de bem estar. Embora usar a mente para atingir o corpo seja extremamente útil e preciso, não podemos ignorar que nosso corpo pode também ser uma forma de acessar e tratar nossas emoções mais escondidas.
A maioria de nós pode se lembrar de um tempo quando expressar uma emoção era desencorajado pelos adultos que nos cercavam. Pais ainda dizem para as crianças que "sejam valentes", ou "engulam o choro". Ou ainda diminuem suas sensações de dor com o clássico "não foi nada". Nossos corpos simplesmente gravam aquilo que acontece com nossas emoções - mesmo que tenhamos sido convencidos intelectualmente a lidar com elas, ou a ignorá-las. O impacto físico e emocional de dores e sentimentos não expressados é algo que perdura. Fica marcado.
Abaixo há uma ilustração de padrões típicos de emoções guardadas no corpo, reconhecidas pelas entidades de trabalhos corporais. Cada pessoa desenvolve também seus padrões individuais, mas esses são alguns dos padrões mais comuns:
Nossos corpos sabem das coisas que nossas mentes gostariam de se livrar. Das coisas que estão esquecidas em algum nível de consciência, estão sempre presentes concretamente no corpo. A boa notícia é que nunca é tarde para acessar esses assuntos, e que os resultados de um olhar para o corpo, podem afetar tanto o plano físico como o mental e emocional.

Alguns passos que você pode dar para liberar emoções mal resolvidas:
1) Encontre uma atividade física diária que você goste. Perceba, não se trata de "faça exercício". Cuidar do corpo é importante, mas a intenção aqui é ser feliz, através do olhar para o corpo. Portanto tem que ser alguma atividade que amamos fazer. É interessante também que seja algo que acalme um pouco a mente. Muitas pessoas encontram na ioga, nas corridas e outras atividades do gênero esse componente meditativo. Pode ser simplesmente uma caminhada silenciosa de dez minutos, onde você pode prestar atenção na sua respiração e outras sensações corporais.

2) Receber algum trabalho corporal com frequencia. Massagens terapeuticas são uma das formas mais efetivas de se liberar emoções guardadas. Quando alguém trabalha nos nódulos do pescoço, onde guardamos estresse e raiva por tanto tempo, as emoções começam a vir à tona. É comum ver clientes chorando nas mesas dos massagistas. É importante somente lembrar que os profissionais de terapias corporais não são psicoterapeutas, portanto são tidos como agentes auxiliares para liberar as emoções e iniciar o processo de cura, individual de cada um, que pode necessitar em outro momento de ajuda de outros profissionais.

3) Fazer do toque parte integrante de nossos relacionamentos primários. Isso soa simples, óbvio até. Mas infelizmente podemos nos deixar levar pela cultura do "não-me-toque". Menos e menos das nossas interações diárias envolvem o toque. Na medida que apoiamos nossas estratégias de comunicação nas mídias sociais e demais tecnologias, nossos relacionamentos tem menos contato corpo a corpo do que precisamos. Encoste nas pessoas, nos braços ou ombros, quando fala com elas. Cumprimente os amigos com um abraço. Vá jogar basquete com os amigos, ao invés de assistir na TV. Quando começarmos a compreender que não somos mentes presas dentro de um corpo, e sim mente e corpo atuando em perfeita harmonia, podemos começar a curar velhas feridas de uma forma mais profunda e duradora.
fonte: blog PEDRA LUZ REFLEXÃO.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Poema do tempo

Cortar o tempo

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente
Carlos Drumonnd de Andrade
reflexões diarias

domingo, 16 de fevereiro de 2014

JUSTIÇA CRISTÃ - REFLEXÃO.



Toda vez que o assunto é injustiça, o que logo vem à nossa mente é a imagem das grandes diferenças sociais, das perseguições raciais, da corrupção. 

Por outro lado, há formas de injustiça que, por serem aparentemente inofensivas, são praticadas todos os dias pela maioria das pessoas, sem que elas mesmas se apercebam. 

Todos sabem da dificuldade que o mundo enfrenta com o abastecimento de água e dos altos custos para o tratamento adequado, transformando-a em saudável ao consumo humano. 

Mesmo assim observa-se muitas pessoas deixando de lado a vassoura e limpando calçadas extensas com a mangueira totalmente aberta. 

Com certeza mais fácil e cômodo, mas injusto porque quando ocorrer o racionamento do precioso líquido, todos reclamarão do governo por não ter tomado as devidas medidas e por não ter realizado mais investimentos na área. 

Injustiça igualmente durante o período de racionamento quando uns gastam em demasia, impedindo que outros tenham o mínimo necessário em seus lares. 

É a despreocupação com o semelhante. É a visão estreita do exclusivo bem-estar, mesmo em detrimento do outro. 

Quando as chuvas se tornam constantes, poucas cidades conseguem evitar enchentes que desabrigam milhares de pessoas e destroem centenas de casas, ruas, hospitais. 

Mas, nem por isso as mesmas pessoas deixam de jogar lixo nas ruas, entupindo esgotos e bueiros, ou nos rios, comprometendo o seu livre curso. 

Injustiça é batalhar por melhores salários, sem o devido cumprimento das obrigações que lhe competem. 

Injustiça é aguardar que alguém com dificuldades financeiras tenha sua situação extremamente agravada para só depois adquirir, a preço reduzido, o bem que ele coloca à venda. 

Jogar lixo na rua é injustiça. Desperdiçar água, energia elétrica, comida, quando tantos padecem privações, é injustiça. Estacionar em local proibido, aproveitando-se da ausência do guarda, avançar o sinal vermelho também o é. 

Configura-se uma injustiça toda vez que se busca burlar a lei, negando o pagamento dos impostos e desrespeitando o Código Civil, o de trânsito, o comercial etc. 

Todos os que nos afirmamos cristãos e que falamos muito em amor ao próximo, caridade, amor a Deus, pensemos que tudo isso se consegue praticando a Lei de justiça, que é a expressão da caridade e do amor. 

Lembremos que ninguém pode servir de forma coerente a Deus contribuindo para a desgraça dos seus semelhantes. 

* * * 

Se tivermos amor, caminharemos no mundo como alguém que transformou o próprio coração em chama Divina a espantar trevas. 

Se tivermos amor, a justiça nos haverá de governar os gestos e saberemos cultivar o bem a cada instante para vencer o mal a cada hora.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

"CAFÉ SUSPENSO" - VOCE SABE O QUE SIGNIFICA. ADOTE ESSA IDEIA.

Diariamente, temos o hábito de criticar, de elogiar, dentre outras.
 Posso confessar que tive um professor de Direito Comercial há  mais de 30 anos, quando trabalhava disse-me: ia jogar no lixo uma folha na qual havia datilografado fôlha de seu livro e ALERTOU: que não deveria fazer aquilo " que deveria recortar-la em 04 (quatro) pedaços e aproveita-la como "rascunho".  Era um homem, culto, sábio, falava 07 idiomas.
Disse-me ainda, nada se perde. Era jovem e não entendia.
Devemos saber aproveitar e saber usar as coisas. 
Como o tempo o homem passou a ensinar que devemos valorizar a natureza e gerou uma consciência de que devemos saber usar para não faltar, não poluir, saber usar a inteligência. As pessoas mais velhas nos ensinavam muito e esse aprendizado fez com que passasse aos meus filhos e as pessoas. 
Lembro-me que uma vez fui tirar um grampo da folha com a unha e acabei por quebra-la. 
Meu professor disse-me: "que não deveria fazer aquilo e que pedisse a ele que o faria e me ensinou o que era "gentileza".
Então lendo no Facebook essa reflexão sobre o café suspenso me fez lembrar de passagem na vida das pessoas que eram erradas e não justas e com o temo o homem aprendeu a respeitar e  a valorizar. Por exemplo por muitas vezes presenciei pessoas pedindo um lanche, um doce e até infelizmente remexendo o lixo para comer os restos que outros jogavam fora. Então podemos fazer dessa ideia que nasceu na Itália e que já se tornou um hábito em certos paises da Europa. 
Podemos nós Brasileiros, também adotar ou copiar essa ideia. Que tal divulgá-la e torna-la um HÁBITO em sua vida. Fazer o bem sem olhar a quem.


reflexão diária, frases e pensamentos



Vejam que iniciativa maravilhosa! Vale a pena replicá-la.
Entramos num pequeno café na Bélgica com um amigo meu e fizemos o nosso pedido. Enquanto estamos a aproximar-nos da nossa mesa duas pessoas chegam e vão para o balcão:
- "Cinco cafés, por favor. Dois deles para nós e três suspensos."
Eles pagaram a sua conta, pegaram os dois e saíram.
Perguntei ao meu amigo:
- "O que são esses cafés suspensos?"
O meu amigo respondeu-me:
- "Espera e vais ver."
Algumas pessoas mais entraram. Duas meninas pediram um café cada, pagaram e foram embora. A ordem seguinte foi para sete cafés e foi feita por três advogados - três para eles e quatro "suspensos". Enquanto eu ainda me pergunto qual é o significado dos "suspensos" eles saem. De repente, um homem vestido com roupas gastas que parece um mendigo chega na porta e pede cordialmente:
- "Você tem um café suspenso?"

Resumindo, as pessoas pagam com antecedência um café que servirá para quem não pode pagar uma bebida quente. Esta tradição começou em Nápoles, mas espalhou-se por todo o mundo e em alguns lugares é possível encomendar não só cafés "suspensos" mas também um sanduíche ou refeição inteira.

Gentileza gera gentileza.

Compartilhem no sentido de divulgar esta Linda ideia.


Fonte: Página do Facebook: Confia em Mim, sou "Engenheiro"

sábado, 8 de fevereiro de 2014

FRASES BUDISTA - Natureza

''Quem nasce, envelhece, adoece e morre''

''Nem a morte deve ser temida por quem a vive sabiamente.''

''Em tudo, o nosso sentimento é o que importa. A intenção, boa ou má, influencia diretamente nossa vida no futuro. Qualquer ação, por mais simples que seja, se feita com coração, produz benefícios na vida das pessoas.''

"A causa da derrota, não está nos obstáculos, ou no rigor das circunstâncias, está na falta de determinação e desistência da própria pessoa."

''Quanto mais coisas você tem, mais terá com o que se preocupar''


reflexões diarias, frases blogger esfp


''Faça o melhor que puder e faça-o de acordo com o seu padrão interior próprio(ou consciência, sem assim preferir), não para o conhecimento e avaliação de seus atos pela sociedade."Fazer o melhor" é apenas uma frase de poucas palavras, mas significa que, em todas as ocasiões de nossa vida diária, precisamos manter nossa mente sob controle,para mais tarde não nos arrependermos de nossos erros, mesmo que os outros nada saibam a respeito.Agindo assim, estaremos fazendo o melhor''
Dalai Lama''

Comprometer-se com atividades virtuosas é um pouco como criar uma criança pequena.No começo precisamos ser prudentes e habilidosos em nossas tentativas para transformar nossos hábitos e temperamentos.Também precisamos ser realistas a respeito daquilo que esperamos conseguir.Levou muito tempo para ficar do jeito que somos e não se mudam hábitos do dia para a noite.
É bom olhar para cima à medida que se progride, mas é um engano julgar nosso comportamento utilizando o ideal como padrão.Por isso,é muito mais eficaz, em vez de alternar breves rompantes de esforço heróico com períodos de relaxamento,trabalhar com constância, como um rio fluindo em direção a um objetivo de transformação''.
Dalai Lama.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Grande parte do sofrimento é criado por nós mesmos. - "DALAI LAMA"


''Quando você está envolvido demais com sentimentos de ódio ou de amor, se há tempo ou possibilidade durante aquele momento exato, tente olhar para dentro de si mesmo e perguntar:O que é afeto?O que é apego?Qual é a natureza da raiva?''.

''Se sua raiva não for muito grande , o melhor é não evitar situações ou pessoas que lhe causem aborrecimento e o deixe enfurecido. Caso esse contato e exercício de disciplina interior não sejam possíveis, empenhe-se sozinho em lidar com sua raiva e desenvolver a compaixão''.

''A bíblia diz que as espadas podem ser transformadas em relhas de arado. É uma linda imagem: uma arma transformada em ferramenta para servir ás necessidades humanas fundamentais, representando uma atitude de desarmamento interior e exterior''.

''Olhe para a pessoa que lhe causa aborrecimento e tire proveito da oportunidade para controlar a própria ira e desenvolver compaixão.Entretanto, se o aborrecimento for muito grande ou se você achar a pessoas tão desagradável que seja impossível aguentá-la, talvez seja melhor sair correndo''.

''Às vezes, aquele amigo querido, embora continue sendo a mesma pessoa, parece mais um inimigo. Ao invés de amor, você sente hostilidade. Com amor e compaixão verdadeiros, porém , a aparência ou o comportamento do outro nunca lhe provocarão qualquer reação negativa''.

Grande parte do sofrimento é criado por nós mesmos."